Skip to main content

2016

British Council organiza II fórum sobre língua inglesa

Em 2016, ocorreu o II Fórum British Council de Língua Inglesa em São Paulo. O evento concentrou-se na construção e implementação de currículos de língua estrangeira, especialmente o inglês, no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Especialistas nacionais e internacionais forneceram informações valiosas e relatos de experiências de diferentes países para oferecer ferramentas e conhecimentos práticos para planejar, elaborar e implementar currículos de língua estrangeira. O fórum contou com outra edição em 2012. No ano, além dos debates, o British Council ofereceu auxílios ao programa Ciência Sem Fronteiras na forma de materiais didáticos e testes de proficiência em inglês.

Fonte: Site British Council – Nossa história no Brasil

2016

Lei Brasileira de Inclusão entra em vigor

Também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, a lei entrou em vigor em 2016. É a adaptação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU à legislação brasileira. A lei reforça a perspectiva inclusiva na educação (em vez da especial). Ou seja, propõe um planejamento escolar que inclua metodologias, espaços e materiais capazes de atender a todas e todos, em lugar de elaborar um sistema segregado para as pessoas com deficiência. Essa perspectiva corrobora com o ensino da língua inglesa no país como importante ferramenta pedagógica de inclusão.

2016

Primeiro Guia para Cursos de Ensino Superior em inglês é lançado

Em uma parceria entre a FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional) e o British Council, o Guide to Brazilian Higher Education Courses in English (Guia para Cursos de Ensino Superior em Inglês no Brasil) traz o primeiro primeiro levantamento completo de cursos superiores ofertados em inglês. Oferece informações detalhadas sobre centenas de cursos em 45 instituições de ensino superior em quatro regiões do Brasil. O guia facilita a estudantes do Brasil e do exterior o acesso a informações mais precisas sobre esses cursos, o que contribui para a promoção da mobilidade acadêmica no país e fomenta a oferta de cursos em inglês e português para estudantes do exterior.

2016

Poeta e professora negra cria curso de inglês afrocentrado

A poeta e professora Ryane Leão se deu conta de que as negras e os negros eram minoria nos cursos de inglês e decidiu agir. Para ajudar a combater essa desigualdade, ela criou a Odara English School. O coletivo de educadoras pretas ensina a língua inglesa para mulheres negras a partir da cultura afro e a preços acessíveis. Ao final de 2020, a escola já dava aula para 250 estudantes. O projeto localiza-se no centro de São Paulo.

2017

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) endossa o inglês como Língua Franca

A BNCC regulamentou os conteúdos essenciais para o ensino nas escolas públicas e particulares brasileiras em todas as etapas da educação. O inglês é tratado como língua franca, e não mais estrangeira. A mudança impulsionou um ensino mais flexível, com interculturalidade e protagonismo para quem estuda. A partir da reforma do Ensino Médio, em vigor em 2020, o inglês passou a ser obrigatório do 6º ano do Ensino Fundamental até o final da escolaridade. 

Fonte: Artigo “O inglês para o dia a dia, do Observatório Ensino da Língua Inglesa. 

2017

Formação das professoras e dos professores é ajustada

A Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) propõe melhorar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza o professor. O diploma de licenciatura plena é obrigatório para professoras e professores a partir dos anos finais do Ensino Fundamental e os currículos de formação de docentes passaram por ajustes. O baixo número de professoras e professores com habilitação ainda é um grande desafio: segundo o relatório “Políticas públicas para o ensino de inglês”, do British Council, 54,7% dos professores de inglês da rede pública não têm formação em língua inglesa ou estrangeira.

2019

BNCC para a língua inglesa é insumo para debates e publicações

Em abril, o British Council e o Centro de Referências em Educação Integral lançaram o especial Inglês na BNCC. O objetivo era apoiar equipes técnicas, professoras e professores na implementação de currículos de língua inglesa. Em novembro, a publicação Políticas Públicas para o Ensino de Inglês foi lançada a partir de uma parceria com a Move Social. O estudo traz um panorama da estruturação e consolidação do ensino de inglês nos estados brasileiros à época da implementação da BNCC para a língua inglesa, ressaltando desafios comuns para a melhoria da qualidade e equidade desse ensino, mas também evidenciando boas práticas inspiradoras nas diferentes regiões do país.

Fonte: Site British Council – Nossa história no Brasil

2019

Mulheres negras estão menos representadas nos livros didáticos

Elas estão menos representadas nos livros didáticos brasileiros do que os homens brancos, homens negros e mulheres brancas. Foi essa a conclusão da pesquisadora Aparecida de Jesus Ferreira a partir de seu estudo multidisciplinar sobre gênero e raça e que envolveu a análise de um livro didático de Camarões e um do Brasil. O nome da tese é Identidades sociais de mulheres negras nos livros didáticos de língua estrangeiras do Brasil e de Camarões: Interseccionalidades de raça, gênero, classe social e letramento racial crítico. 

Fonte: Matéria “Identidades sociais de mulheres negras nos livros didáticos de língua estrangeiras do Brasil e de Camarões, do site Observatório Ensino da Língua Inglesa 

2020

Diretrizes para Educação plurilíngue no Brasil são debatidas

O que caracteriza a escola bilíngue? É aquela que oferece conteúdos acadêmicos nas duas línguas, segundo o pesquisador Ivan Siqueira, então membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e relator das Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil. Em suas diretrizes, o CNE definiu a carga horária mínima para o ensino da segunda língua (Parecer n. 2/2020). Em 6 de dezembro de 2022 o documento aguardava homologação pelo MEC.

2020

Começa a implementação do Programa Skills for Prosperity (S4P)

No Brasil, o objetivo dessa iniciativa do governo britânico é democratizar o acesso a um ensino de inglês com qualidade e equidade. Através de ações diretas, espera-se alcançar, no período de três anos (2020-2023), 2,2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental II e 14,3 mil professores de língua inglesa em cinco estados (Amapá, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná), além de serem realizadas ações de alcance nacional. Um consórcio de instituições com reconhecida experiência nas áreas de educação e inglês está à frente do programa no país — Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council.

2020

O primeiro Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no mundo é lançado

Em dezembro de 2020 surge o primeiro observatório on-line sobre o tema. O objetivo é reunir conteúdos originais sobre ensino e a aprendizagem de inglês e suas relações com equidade, diversidade e inclusão, além de fazer uma curadoria de materiais especializados de fontes externas. O Observatório também traz análises e dissemina dados sobre o inglês nas redes públicas de ensino brasileiras de forma a subsidiar políticas públicas e tomadas de decisão baseadas em evidências.

2020

Parceria entre governo e CAPES oferece bolsas de estudo para estudar nos EUA

Em 2020 é criado o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). A iniciativa do governo federal, sob responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece bolsas de estudo com duração de seis semanas nos EUA para profissionais da rede pública de educação. O programa cobre todos os custos dos selecionados, incluindo atividades acadêmicas e culturais. As professoras e professores foram selecionados para iniciar os estudos após a pandemia, em 2023.

2020

A professora Janaina Cardoso tornou-se a primeira diretora negra do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Eleita para o quadriênio 2020-2023, a doutora, professora e diretora universitária atua na formação de professoras e professores de línguas com abordagem crítico-reflexiva, decolonial e antirracista. É referência no ensino de língua inglesa e de literaturas de língua inglesa na universidade, além de pesquisadora do ensino de línguas na cultura digital. Sua liderança no Instituto de Letras abre novas perspectivas e oportunidades para o ensino de inglês na UERJ e no Brasil. Leia entrevista exclusiva da diretora para a plataforma Trajetórias da Língua Inglesa no Brasil.

2021

Programa UK-Brazil Skills for Prosperity disponibiliza materiais diversos sobre o ensino de língua inglesa no Brasil

Como parte do Programa UK-Brasil Skills for Prosperity, o Instituto Reúna lançou materiais técnico-pedagógicos, enquanto a Nova Escola produziu materiais didáticos (Xperience) com o apoio de professoras e professores de língua inglesa das redes públicas de ensino, além de um conjunto de cursos para ampliar o conhecimento linguístico e confiança de docentes para mediar a aprendizagem de estudantes, o Language Improvement for Teacher (LIFT). Todo conteúdo é gratuito e pode ser acessado pelo Observatório para o ensino da Língua Inglesa. As propostas do projeto são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

2022

Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário no Brasil

O piloto inglês de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu no Congresso Nacional o título de cidadão honorário brasileiro em reconhecimento à sua luta contra o racismo, pela preservação da natureza e a favor do esporte como meio de união. Em seu discurso, o piloto afirmou que o Brasil sempre ocupou um lugar especial em seu coração e agradeceu pelo título. A premiação destaca o potencial da língua inglesa como ferramenta para promover valores como inclusão e diversidade em todo o mundo.

2023

Silvio de Almeida é empossado como ministro dos Direitos Humanos

O intelectual negro Silvio Luiz Almeida assumiu o recém-recriado Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil no atual governo. O professor já pautou a causa antirracista em cursos ministrados em universidades no país e no exterior e abordou temas que relacionam a questão racial no Brasil e nos EUA, incluindo o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). As práticas do novo ministro, enquanto intelectual e ativista, ilustram o poder transformador da língua inglesa como língua franca.

2023

Anielle Franco é empossada como ministra da Igualdade Racial

Dia 11 de janeiro de 2023, Anielle Franco, acadêmica e professora de inglês negra, e irmã de Marielle Franco, vereadora e ativista assassinada no Rio de Janeiro, assumiu o cargo de ministra da Igualdade Racial do Brasil. Educadora, jornalista, escritora e feminista, com formação acadêmica nos Estados Unidos, Anielle defende a causa antirracista e o fomento do inglês em uma perspectiva de superação de desigualdades.

Leave a Reply