Anielle Franco

Aos 35 anos, é Ministra da Igualdade Racial do Brasil. Educadora, professora de inglês, jornalista, escritora, feminista preta, é diretora do instituto que leva o nome de sua irmã, Marielle Franco.

Anielle Franco é ativista brasileira, professora de inglês, palestrante e escritora de 35 anos. Também é conhecida por seu forte vínculo com a irmã, Marielle Franco, vereadora e ativista pelos direitos humanos assassinada em 2018, no Rio de Janeiro.

A ministra cresceu na favela da Maré, no Rio de Janeiro. Aos dezesseis anos, ganhou uma bolsa de estudos para jogar vôlei e estudar nos Estados Unidos, onde se formou em inglês, literatura e jornalismo. Nos EUA, Anielle obteve ainda o mestrado em relações étnico-raciais. 

Em memória de sua irmã, vereadora e ativista assassinada, Anielle fundou o Instituto Marielle Franco, que promove atividades culturais e educacionais para crianças, além de programas para apoiar mulheres negras que buscam ocupar espaços na política. 

Atualmente, Anielle é também escritora, palestrante e coordenadora de diversas iniciativas, como o projeto Escola Marielle, criado com o objetivo de dar formação política para meninas e mulheres negras, periféricas e LGBTQIA+. Anielle coordenou também uma pesquisa para mapear a violência política de raça e gênero no Brasil, o dossiê “Violência Política de Gênero e Raça no Brasil 2021“.

Anielle Franco articula sua atuação e seu conhecimento de língua inglesa e formação acadêmica para fortalecer a luta antirracista e decolonial. Durante os doze anos em que estudou nos Estados Unidos, foi exposta a influências antirracistas e feministas estadunidenses, o que influenciou o seu interesse por lutar pelos direitos das populações negras e das mulheres. 

Como professora de inglês, acredita no ensino do idioma para facilitar o acesso a conteúdos e oportunidades que possam contribuir para a emancipação de que tem menos oportunidades.