Ana Cesar

Poetisa, crítica literária, intelectual, tradutora de inglês para o português, e uma das principais expoentes da “poesia marginal” em São Paulo da década de 1970.

A autora nasceu em 1952 e cedo teve contato com a literatura, o que influenciou sua escrita. Filha do sociólogo Waldo Cesar e da professora de literatura Maria Luiza Cruz, Ana começou a pensar em poesias antes mesmo de ser alfabetizada. Aos seis anos já criava e ditava poemas para sua mãe escrever.

Aos dezoito anos, Ana passou um período na Inglaterra, graças a uma bolsa de estudos do Rotary Foundation. Lá, apaixonou-se pela língua inglesa a partir dos trabalhos de Emily Dickinson, Sylvia Plath, Katherine Mansfield, entre outras. 

Tamanha foi a conexão com o inglês que tornou-se tradutora. No processo fazia um pouco mais que traduzir recriava as obras sob seu prisma de mulher brasileira.

Além de traduzir, Ana também foi autora de poemas e prosa poética em jornais alternativos. Desenvolveu um estilo informal e brutal que mesclava ficção com autobiografia. Em 1979, publicou o seu primeiro livro, Cenas de abril.

Ao mesmo tempo que escrevia poesia, se tornava-se acadêmica: graduada em letras pela PUC-RJ, cursou um mestrado em comunicação na UFRJ e  outro em tradução literária na Universidade de Essex (no Reino Unido). Tudo isso enquanto realizava pesquisas em literatura.

Em 1982, Ana publicou o livro A teus pés. Nele, não esconde as influências da língua inglesa e da cultura britânica. O resultado foi uma poesia híbrida que conecta línguas e culturas. Após publicar esta obra declarou à imprensa: “… o inglês está tão dentro da vida da gente. Letra de música, o rock, baby… O inglês se incorporou um pouco, ele entrou na vida da gente”.

Ana morreu em outubro de 1983, aos 31 anos. Apesar da vida curta, deixou uma história e um legado capazes de inspirar gerações.

Referências:

GOMES, Adriana de Freitas. Ana Cristina Cesar – tradução como exercício de recriação. Revista Gatilho – Revista discente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF. Juiz de Fora, MG, Brasil,  ISSN: 1517-6436 e-ISSN: 1808-9461.

INSTITUTO MOREIRA SALLES. Acervo Ana Cristina Cesar no IMS. Acesso em: 9 dez. 2022.

PISANI GLEIZE, L. Ecos ingleses em A Teus Pés, fe Ana Cristina César. Disponível em: http://www.fg2010.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1278269667_ARQUIVO_trabalhofazgen.pdf. Acesso em: 9 dez. 2022.

SANCHES, C. et al. Ana Cristina Cesar: uma análise da estética confessional e do jogo de linguagem de uma poetisa marginal. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/download/333/225. Acesso em: 9 dez. 2022.